A diferença básica de shonens e shoujos
obs: completa falta de tempo de editar uma imagem.
Olá pessoal estou aqui mais uma vez com mais um dos meus posts sobre o mundo dos mangás, espero que tenham gostado do ultimo, mas se não ta tudo bem assim mesmo. Bem hoje eu vou abordar um assunto que muitos otakus ainda se confundem em diferenciar shones e shoujos, antes de qualquer coisa já advirto q esse post não tem a intenção de dar uma análise detalhada sobre ambos, eu estou apenas dando uma idéia geral sobre o que é um e o que é outro.
Então vamos começar essa bodega, mas primeiro vou contar uma a breve historia por traz desse post... Um belo dia eu estava conversando com um amigo meu, o Israel vulgo mangámen, ele disse q conversando com outro amigo dele ele soltou a seguinte frase: “Love Hina é shoujo, ou melhor, todo manga de romance é shoujo”. Bom eu não estou aqui para condená-lo, mas sim para apontar um pequeno erro que muitos dos ditos otakus cometem, dizer que todo manga de romance é shoujo, que em minha opinião é uma forma meio preguiçosa de se classificar tais materiais. A forma mais simples de se classificar tais materiais é ver a sua antologia de origem (a explicação sobre o que é antologia fica pra uma próxima) se tal manga tiver sido publicada na shonen jump, por exemplo, (casa de grandes sucessos como naruto, bleach e death note) pode ter certeza q é um shonen, mas se tiver uma hana to yume como antologia natal (fruits basket e Angel sactuary) com certeza é um shoujo, óbvio que podem haver exceções mas prefiro não falar nelas pra não perder o foco, mas como não somos preguiçosos vamos a forma mais “complicada”.
A segunda forma é: simplesmente olhar o traço!!!! Difícil né, ta nem tanto já que manga não se define por traço e sim por sua densidade narrativa eu poderia perder o post inteiro explicando tal definição, mas pra simplificar se um dia você caro leitor tiver tempo pegue um edição qualquer da Marvel comics (home-aranha e x-man) e leia logo após pegue um manga de sua preferência e leia se você prestar bem atenção vai ver que mesmo um manga no formato tankouhon (200 paginas) vai ser bem mais breve e rápida do que as padronizadas 26 paginas de um comics book americano com sua narrativa lenta e pesada, mas retomemos ao assunto principal, mesmo com uma narrativa mais ágil o que ocorre é uma diferença artísticas entre os mangas por isso tais divisões como shonen, shoujo,seinen, josei,etc. Obvio que tem o fator do enredo mas como vocês já devem estar cansados de saber que a arte de uma manga é o seu cartão de visita.
Bem dito tudo isso vamos às diferenças primeiramente vamos para a arte se pegarmos um manga shonen qualquer você pode notar que a arte desse gênero sempre vai ser limpa simples objetiva e direta sem muitas frescuras ou detalhes sumários que as vezes atrapalham visualmente nos mangas de luta mas que são ate aceitos em comedias românticas, já o shoujo geralmente tem uma arte detalhadíssima e muito bonita com personagens femininas em geral bonitinhas e seus personagens masculinos bonitões e estilos ora andrógenos ora irritados (ta eu admito q eu estereotipei um pouco mas como eu mesmo já havida dito eu não tenho a intenção de detalhar nada aqui por isso por favor entendam) tendo isso em mente podemos partir para os enredos. Uma coisa que eu espero que fique claro pra todos vocês é: o simples fato de uma manga ser de romance não quer dizer que ele seja shoujo, já que podemos citar como exemplo Love hina é um romance (comedia romântica seria o termo certo), mas alguns ainda o consideram shoujo ignorando o fato de ele ter sido publicado na shonen magazine, já no caso dos shoujos eu sinceramente não me recordo de nenhum caso de que um shoujo tivesse sido confundido com um shonen apesar de que alguns mangas shoujos também se apropriam de elementos de mangas shonen como, por exemplo, magic knights rayearth que se apropria de ataques especiais muito utilizado nos shonens ou ate mesmo o meu shoujo favorito Angel sanctuary que tem muitas cenas de luta mas ainda sim é shoujo já que todas as lutas tem como motivo um amor impossível. Mas uma coisa temos que ter em mente sendo shoujo shonen, ou seja, lá o que for que você goste de ler lembre-se: mangás são para diversão antes de mais nada por isso não se apegue demais a tais rótulos e leia sem preconceito e por hoje é só pessoal e ate uma próxima.